quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Regresso a África

Voltei a África! Somos dos sítios que precisam de nós (alguém me dizia). Agora estou em Moçambique, uma missão profissional de suporte de Engenharia de Segurança para a segunda maior empresa do mundo de exploração de minério.

Cheguei a Maputo de madrugada, cerca das 6.30. As cores, o cheiro, o tempo... tudo é África, irrefutavelmente. Nada disto me marca como Saudade, verdadeiramente, mas lembra-me que estou de novo nesse continente, onde tudo se perde e nada se encontra!

Distingo o espaço - naturalmente! Algumas diferenças pela positiva em relação ao extremo ocidental da África Austral, talvez as gentes, já que nunca as separo dos sítios, nem dos momentos, mas ainda é cedo.
Depois a tranquilidade, parece-me o país mais calmo deste continente, ou talvez seja agora o meu estado de espírito...bem mais calmo...

As pessoas não te julgam num olhar, seguem a sua vida e basta isto para te mostrar que não estás já na Europa. Aí o tempo esgota-se e tu és sempre refém dele, aqui há tempo a mais, há espaço a mais, há tudo a mais, mas parece não chegar. Foi aqui conheci as pessoas mais felizes do mundo (aqui em áfrica) e também em Moçambique, talvez por não terem nada, talvez por serem tão parcos os seus desejos...não sei...os sonhos são grandes, como os nossos, mas aí são efémeros e aqui continuam.

Viajo no final da semana para o Norte do país, nas cercaneas da fronteira com a Tanzânia e o Malawi. deverá ser o momento para voltar aqui, ou talvez volte mais cedo...veremos.

Até já!

Sem comentários:

Enviar um comentário